domingo, 13 de março de 2011

Trabalho de Campo IV

Sábado, 12 de março, foi literalmente um dia pra gastarmos as solas dos nossos sapatos... O grupo trilhou pelas ruas de asfalto em Itaquera, se deparando com os problemas urbanos de sempre: poluição sonora, fumaça de carros e caminhões, córregos degradados....
Até que, na cadência dos passos, a paisagem foi se transformando e abrimos nossos olhos pra observar o que nos mostrava o caminho:

Ameixeira na chácara de Patrício Yoshioka

Grupo caminha pela trilha que leva ao Herbário do Professor Goro Hashimoto, no bairro de Colônia, distrito de Itaquera


Até que chegamos e fomos recebidos por Patrício Yoshioka e Hélio Nakamura, diretores do Centro de Pesquisas em História Natural, que mantém o Herbário do Professor Goro Hashimoto.

Patrício Yoshioka e Hélio Nakamura
No Centro pudemos conhecer a Biblioteca do Professor Hashimoto - com livros, revistas e ábuns fotográficos de suas expedições pelo Brasil - e o Herbário, com mais de oito mil espécies catalogadas por uma equipe que acompanhou pessoalmente o Professor por anos. Este botânico dedicou sua vida a coleta de espécies pelo Brasil numa série de expedições de Norte a Sul do país.

Na Biblioteca há publicações em português, inglês e japonês.

Foto de uma das expedições do Professor Hashimoto pelo Brasil

Espécie coletada na região das Sete Quedas, antes da inundação pela represa de Itaipu - Herbário do Prof. Goro Hashimoto

Grupo explora acervo do Centro de Pesquisas

Bolinha, guardiã do Centro de Pesquisas , descansando no tapete da sala de entrada

Nos despedimos da equipe do Centro de Pesquisas em História Natural - Patrício Yoshioka, Helio Nakamura e Patrícia Yoshioka - e rumamos ao Parque Raul Seixas para um encontro coordenado pelo engenheiro ambiental Diego Morroni, que nos expôs mapas com diferentes temas relacionados a região do Alto Tietê Cabeceiras. Os slides dessa aula estão disponíveis na aba "slides aulas" deste blog.

Grupo se reúne para conhecer mapas da região do Alto Tietê

Grupo em frente a Casa de Cultura Raul Seixas

Nenhum comentário:

Postar um comentário