O que é?

"Ateliê Narrativas Fluviais – Percorrendo Histórias, Imagens e Canções" foi concebido a partir de uma proposta transdisciplinar,  buscando integrar o trabalho de criação artística à reflexão histórica e socioambiental. 
Igreja do Baruel - Suzano

Foram explorados quatro campos de conhecimento: História Oral, Música, Fotografia e Literatura. A matéria-prima escolhida para ser trabalhada pelos participantes foram os relatos de vida de moradores de comunidades localizadas na região do Alto Tietê-Cabeceiras: o distrito de Itaquera, em São Paulo; além da Vila do Baruel e a área entre os bairros  Miguel Badra-Boa Vista em Suzano.

Caminhada pelo bairro de Colônia - Itaquera

Num primeiro estágio, os participantes do Ateliê participaram de encontros para discussão de diferentes temas: introdução à história oral e ambiental, procedimentos para uma entrevista, memória e história, formas narrativas, produção textual, fotografia e construção de pinholes.


A seguir, iniciamos os trabalhos de campo com intuito de entrevistarar pessoas que testemunharam as transformações físicas e culturais sofridas ao longo do processo de urbanização da região.  Agentes culturais e sociais, moradores mais antigos, pessoas de referência contribuíram com seus relatos, oferecendo uma amostra da experiência vivida durante a drástica mudança de paisagem.

O olhar que emoldura a paisagem...
Baruel - Suzano


Grupo adentrando mata de várzea do Tietê
Miguel Badra - Suzano

Nessas visitas, foi se formando uma trama de vozes e imagens que recontam um pouco da história destes lugares, evidenciando a importância dos pontos de vista de moradores muitas vezes excluídos da história considerada oficial. Diferentes culturas que passaram a co-habitar, despertando uma possibilidade de diálogo nem sempre vivenciado.

Após o estágio dos trabalhos de campo, num terceiro estágio, o grupo embarcou num processo de bricolagem artística:
A partir da sensibilidade de cada um, foram criados fragmentos narrativos e musicais inspirados nos relatos. Narrativas, Sons, Canções e Imagens desenhando um nova narrativa: a viagem da Nau Narrativas Fluviais, que por meio da memória e reflexão vividas pelos participantes do Ateliê, quer incluir novos amigos nessa rota de redescoberta do Alto Tietê-Cabeceiras.

Mapa de estudo criado pelo grupo

Panô bordado pelo grupo para representar a região e as casas de moradores visitadas - em processo
Equipe:

Concepção: Alexandre Falcão e Daniela Caielli
Coordenação Geral e Produção: Daniela Caielli
Direção musical: Cristiano Gouveia
Produtor Musical Associado: Kiko de Sousa
Coordenação em Fotografia e Apoio Pedagógico:  Jonilson Montalvão
Coordenação em História Oral e Ambiental: Janes Jorge

Criadores participantes do Ateliê:
Foto com alguns dos participantes (mas não todos..)

Andréia Cristina da Silva
Edsonia Lopes
Eliana Maurelli
Indaiá Sartori
José Renato Porto
Mauro Grillo Gentil Mineiro
Natália Almeida
Rafael Saraiva
Ramon Zago
Renata Firmino
Rosenaye Mello
Rudnei Santana
Samara Costa
Sandra Aparecida dos Santos
Thomas Miranda

Este projeto foi apoiado pelo Ministério da Cultura, Secretaria de Cidadania Cultural, Programa Mais Cultura, Programa Cultura Viva, Ponto de Cultura COHABITARTE, Ponto de Cultura Jeca Tatu - Suzano. Oficina Cultural Alfredo Volpi, Centro de Memória e Pesquisa Histórica da UNIFESP – Campus Guarulhos, Dolores Lopes Cortinas.